Home Notícias Com presença de Ihoshi, Marília assina Tratado de Amizade com Izumisano

Com presença de Ihoshi, Marília assina Tratado de Amizade com Izumisano

Cidade japonesa é a segunda a firmar acordo de cooperação com o município

Brasil e Japão estreitam cada vez mais os laços de amizades entre os dois países. Dessa vez a aproximação se deu através das cidades de Marília e Izumisano que assinaram um Tratado de Amizade entre ambas. O intuito do irmanamento é a promoção de cooperação entre os municípios que pode acontecer em diversas áreas como a cultura, educação, saúde, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico. O acordo foi firmado oficialmente numa cerimônia na cidade japonesa que contou com a presença do prefeito de Marília, Daniel Alonso, do presidente do Nikkey Clube de Marília, Keniti Mizuno, e do deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP), representando o governo brasileiro na Missão Oficial.

A irmandade entre Marília e Izumisano começou a se firmar através do beisebol, esporte tradicional nas duas cidades, com o intercâmbio de um voluntário da Japan International Cooperation Agency (JICA) que esteve no Brasil como técnico para ensinar crianças carentes no clube nipo.

Em abril deste ano, o vice-prefeito de Izumisano, Yoshihiko Matsushita, esteve em Marília durante a edição do Japan Fest, quando convidou uma comitiva mariliense para uma visita diplomática à cidade, sendo o convite reforçado pela princesa Mako em junho, durante as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil realizado na cidade.

Izumisano fica na província de Osaka e possui uma população estimada em 100.966 habitantes, com área de 54,30 quilômetros quadrados e densidade populacional de 1,8 mil habitantes por quilômetro quadrado. Apesar de ser uma cidade de médio porte, o município possui indústrias e universidades sendo um pólo na região, o que assemelha a Marília em São Paulo.

Para o deputado Ihoshi, o acordo de co-irmandade assinado entre Marília e Izumisano é um passo muito importante para o desenvolvimento da cidade paulista. “Marília tem uma influência forte da cultura japonesa, com grande concentração de nikkeis na ciade. Além de que, todos sabemos da sua importância no cenário político-econômico no nosso estado. Essa parceria firmada aqui, é um passo importante para que essas cidades, muito semelhantes na sua geografia e economia, possam trocar informações entre si para que juntas possam trazer soluções para dificuldades que enfrentam em suas administrações”, pontuou.

Após o irmanamento as cidades, através da proposta feita por uma das prefeituras à outra, diversos protocolos podem ser elaborados e firmados para a troca de experiências sobre determinados assuntos, investimentos em projetos, intercâmbio de estudantes, especialistas e empresários, dentre outras possibilidades.

Izumisano é o segundo munícipio japonês a ser co-irmão de Marília. O primeiro foi Higashihiroshima, da província de Hiroshima, cujo convênio foi firmado em 1980, seguindo válido até os dias atuais.

Veja Também
.

Sugestão

Texto da Reforma Tributária é aprovado na Comissão Especial da Câmara

Proposta contempla luta de Ihoshi para reduzir impostos sobre os medicamentos A Comissão E…