Home Notícias Câmara comemora 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Câmara comemora 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Solenidade destaca coragem de japoneses na reconstrução de suas vidas

Em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorado no dia 18 de junho, a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene para celebrar a data que marcou o início de uma integração sócio-político-econômica com o Japão.

No dia 28 de abril de 1908, o navio Kasato Maru partiu de Kobe levando os primeiros imigrantes japoneses no Brasil. A bordo estavam 781 pessoas. A chegada no Brasil aconteceu no dia 18 de junho do mesmo ano no porto de Santos (SP). Os japoneses vieram, principalmente, para trabalhar em lavouras de café.

Em discurso lido no Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Casa realizou a homenagem movida pelos sentimentos de admiração e gratidão. “Por aqueles bravos imigrantes, que, em circunstâncias difíceis, traziam a vontade de trabalhar e a habilidade ancestral no manejo agrícola”, ressaltou. Maia também falou sobre as dificuldades que os primeiros imigrantes enfrentaram ao chegar ao Brasil. “Eles traziam também a esperança de vencer ainda que nada os favorecesse”.

Para o deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP), filho de imigrante japonês, Brasil e Japão se tornaram importantes um para o outro por consolidarem ao longo dos anos a solidariedade mútua exercida nesse mais de um século. “A imigração japonesa é uma história de luta dos nossos pioneiros que chegaram aqui no nosso país para ajudar a construir o Brasil, trabalhando muito e se dedicando a todas as áreas da sociedade. Essa solenidade é um ato de gratidão aos imigrantes japoneses e também ao Brasil que recebeu nossos ancestrais de braços abertos”, pontuou.

Ihoshi ainda ressaltou que a data comemorada serve para fomentar ainda mais o trabalho junto com a comunidade japonesa e estreitar as relações com o país oriental. “Nós estamos prontos para continuar o trabalho e seguir fortalecendo os laços de amizade com o Japão”, finalizou.

Veja Também
.

Sugestão

Texto da Reforma Tributária é aprovado na Comissão Especial da Câmara

Proposta contempla luta de Ihoshi para reduzir impostos sobre os medicamentos A Comissão E…